Espiritualidade

Vivemos num mundo cheio de contradições: de muitos avanços e tantas estagnações, de muitas promessas e tantas decepções, de muita abundancia e tantos vazios. E muitas vezes temos a sensação de que, para tantas contradições, não há uma resposta satisfatória para nossos dias correntes. O Movimento Pax, inspirado pelos valores perenes do cristianismo, iluminado pela luz do Espírito Santo e motivado pelos ensinamentos de São Bento tem se colocado como uma resposta à altura dos desafios de nosso tempo.

No Movimento Pax, jovens, cujos valores muitos pais tem se omitido em transmiti-los, encontram amparo para seus sonhos de transformação do nosso mundo. Famílias, cuja unidade vem se tornando raridade e motivo de espanto, encontram eco para sua permanência como núcleo insubstituível do aprendizado cristão e da vida. E todos, como comunidade de vida e de fé, podem experimentar os ensinamentos de Jesus de forma concreta e eficaz.

E este é o maior desafio de nossa Igreja, ou seja, fazer com que todos experimentem Deus em suas vidas, para que, motivados por este fogo que os invade, procurem conhecer mais profundamente a doutrina por trás de nossa fé e transbordem esse amor aos irmãos.

Ver a face de Jesus em alguém que se dedicou por si; sentir o acolhimento de Jesus, num sorriso de alguém de sua idade que mal se conhece; perceber que a felicidade não precisa de álcool ou droga nenhuma para ser obtida; sentir que se pode ter amor de pai e mãe, mesmo quando se é órfão de pais vivos; descobrir como preencher os seus vazios pela doação de si ao outro mais necessitado, seja esta necessidade de bens materiais ou, pior ainda, de amor e dedicação, tem sido a marca deste experimentar Deus no Movimento Pax.

Acolhimento, oração e trabalho são a assinatura de São Bento num Movimento feito de pessoas imperfeitas, mas que, na sua imperfeição, não se acomodam e lutam por um ideal de comunidade que ora, ama, que tolera, que é paciente e que sabe perdoar.

Num mundo de velocidades cada vez maiores, o Movimento Pax não tem medo de se apoiar nos valores que não enferrujam nem apodrecem, nos valores que realmente ficam e que podem nos conduzir a Deus, nos valores que trouxeram a Igreja de Cristo até aqui e que São Paulo maravilhosamente nos resumiu: a Fé, a Esperança e o Amor.

 

E-mail: movimentopax@movimentopax.org.br